sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Estudante vai realizar pesquisa sobre a erosão em Ponta Negra

Lara Paiva/Nominuto.com
Erosão causou desmoronamento de boa parte da estrutura da calçada.
Saiba mais
O Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está realizando pesquisas de monitoramento sobre a erosão do calçadão da Praia de Ponta Negra, em Natal. Essa erosão causou desmoronamento de boa parte da estrutura da calçada.

O objetivo é entender a dinâmica costeira de Ponta Negra. A ideia do projeto é da professora Zuleide Maria Carvalho, que já realizou trabalhos de monitoramento costeiro e fez pesquisas relacionadas às praias urbanas de Natal e as do Rio Grande do Norte.

Carvalho é orientadora do aluno Rafael Victor no seu trabalho de monografia em que vai utilizar diversas fotos dos pontos de Ponta Negra para reconstruir o perfil geográfico da praia. Os trabalhos de Rafael foram iniciados em fevereiro e serão terminados em novembro, pois no mês seguinte ele vai apresentar a sua monografia.

O estudante disse que ainda é cedo para falar quais foram as causas da erosão na praia, mas uma das possibilidades é que seja um fenômeno natural e cíclico, quer dizer, pode acontecer de tempos em tempos. “A gente tem poucos dados para poder publicar”, comentou Rafael Victor.

Rafael comentou que serão feitos as análises da topografia, hidrodinâmica e caracterização ambiental da praia. A pesquisa também abrange análises socioeconômicas, devido o valor econômico e turístico da praia para a cidade de Natal.

Estudante está fazendo uma campanha para a população enviar as suas fotos como forma de auxiliar a pesquisa. Rafael comentou que quanto mais fotos, melhor será a análise da praia urbana.

Quem estiver interessado, envie as fotos com a data e nome do autor, para o e-mail: ajudepontanegra@gmail.com. Todas as fotos escolhidas serão referenciadas. Nome da campanha é “Sua foto pode salvar nosso cartão postal” e não precisar ser fotógrafo profissional.

Por causa da erosão, a Prefeitura Municipal do Natal teve que interditar alguns trechos da praia e remanejar quiosques para não causar perigos nem aos banhistas e muito menos aos comerciantes.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More