Ainda de acordo com dados do MS, somente no Brasil, aparecem 500 novos casos por dia. Como forma de alertar sobre a doença a Organização Mundial da Saúde institucionalizou o dia 14 de novembro com o Dia Mundial do Diabetes.
Nulvio explica que a alimentação saudável e o incentivo à prática de exercícios físicos desde a infância são medidas fundamentais na prevenção da doença. “Há alguns anos atrás o fator genético era supervalorizado, hoje sabemos que a adoção de hábitos de vida saudáveis e a manutenção de um peso adequado são preponderantes para definir o desenvolvimento ou não na doença”, conta.
O MFC sugere ainda algumas mudanças no cardápio que podem atuar a favor de uma vida mais saudável, como dar preferência para saladas, vegetais, cereais integrais, peixe, feijão e outras carnes e evitar açúcar branco ou mel. “Prevenir o diabetes é simples e faz parte do atendimento de um médico de família e comunidade, pois esse profissional acompanha o paciente como um todo. Por isso, pode orientar e também identificar a doença desde o início”, conclui.



0 comentários:
Postar um comentário