Em levantamento de informações feito
pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH),
aponta que os principais reservatórios usados para abastecimento no
Oeste do Rio Grande do Norte estão com menos de 60% de sua capacidade. O
ponto mais crítico é a Barragem de Pau dos Ferros, que está com apenas
29,24% de sua capacidade de armazenamento de 56 milhões de metros
cúbicos de água. Este reservatório abastece a cidade de Pau dos Ferros,
de 27 mil habitantes e população circulante de 10 mil. Se tiver água, é
da Barragem de Pau dos Ferros que várias outras cidades da região do
Alto Oeste serão abastecidas através da segunda etapa do Sistema Adutor
do Alto Oeste.
A primeira etapa coletará água da
Barragem de Santa Cruz, em Apodi. Este reservatório, que tem capacidade
de armazenar até 600 milhões de metros cúbicos de água, está 66,16% de
sua capacidade. Atualmente só é usado para a piscicultura e se prepara
para irrigar a Chapada do Apodi, além da primeira etapa do Sistema
Adutor do Alto Oeste. Em situação mais confortável está a Barragem
Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, na região do Vale do Açu, que
armazena até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água e abastece mais de 40
cidades da região, inclusive 35% da cidade de Mossoró através de
adutora.
Além de abastecer mais de 500 mil
habitantes, este reservatório de tem 60 km de extensão, também é
responsável por manter perene trecho do rio Piranhas/Açu que proporciona
irrigação de uma área aproximada a 30 mil hectares no Vale do Açu. O
volume acumulado na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com sangradouro
no município de Itajá, é de 1,4 bilhão de metros cúbicos. Esse volume é o
menor nos últimos cinco anos para o mesmo período. Em 2008 era de
89,91%, 2009 de 91,07%, 2010 de 70,47% e 2011 de 88,63%. O monitoramento
foi realizado no dia 1º de novembro pela SEMARH.
Fonte: Jornal de Fato


0 comentários:
Postar um comentário