sexta-feira, 22 de março de 2013

PROGRAMA INOVADOR DA POLÍCIA MILITAR DE SERRA NEGRA DO NORTE AJUDA HOMEM DO CAMPO E ANALFABETOS A TIRAREM CARTEIRA DE HABILITAÇÃO.


A Polícia Militar de Serra Negra do Norte, através do Comandante do Pelotão daquela cidade, Sargento PM Marcelo Coelho, criou o programa É LENDO QUE SE DIRIGI, muito inovador e criativo, para ajudar o homem do campo a tirar um dos documentos mais importantes que um cidadão deve ter, a CNH, (Carteira Nacional de Habilitação).  O sargento Marcelo Coelho, ao assumir o comando da PM de Serra Negra do Norte, verificou a grande quantidade de pessoas conduzindo veículos sem  a CNH.  Numa ação cidadã, resolveu  reunir a sociedade para de forma educativa e responsável, mostrar  o quanto era ruim e prejudicial tal conduta e inclusive alertando que este ano ainda, a Polícia Rodoviária Estadual e a Federal, iriam iniciar um trabalho em todo Seridó, onde o cidadão infrator iria se prejudicar.
Foi aí que os moradores da zona rural e alguns da zona urbana, se manifestaram mostrando que não tinham habilitação pelo fato de não saberem ler nem escrever, além de alegarem que em Serra Negra não tinha auto-escola e apenas em Caicó eles poderiam se habilitar, o que representaria um gasto enorme com passagem e perda de muito tempo, já que diariamente teriam que se deslocar para Caicó e voltar, rodando 100km por dia.
Vendo a situação difícil e a vontade das pessoas de se habilitarem, o Sargento Marcelo criou um programa de Alfabetização rápida, com aulas de reforço todas as noites, numa escola da comunidade, com o apoio de duas professoras da cidade que acreditaram no projeto e compraram a idéia. Além disso, foi travada uma parceria com a auto-escola EDUTRAN, que topou vir para serra Negra e dar as aulas práticas e teóricas lá mesmo na cidade, facilitando assim a vida de todos, inclusive facilitando o pagamento em parcelas que cabem no bolso do homem do campo.
Importante também a parceria feita com a rádio Princesa da Serra FM 104,9, na pessoa de Robertinho Oliveira, que entrou no projeto e passou a trabalhar a comunidade e divulgar o beneficio, sendo um aliado e incentivador.  Hoje já existem duas turmas com cerca de 25 alunos da zona rural e mais 30 alunos da zona urbana já bem adiantados, já lendo e escrevendo e estarão prontos para freqüentar a auto-escola em 3 meses. Tudo tem apoio das igrejas, da comunidade e da Câmara de Vereadores, além da Prefeitura Municipal que sede o espaço. A idéia aprovou tanto, que outros municípios estão procurando o sargento Marcelo Coelho para implantarem o projeto que o Sargento Marcelo iniciou quando ainda comandava a PM da cidade de Timbaúba dos Batistas, com um número de quase 130 habilitados em 2009  e 2010.
“O papel da Polícia hoje é de educar mais do que repreender.  É educando e orientando as pessoas que se consegue bons frutos.  A polícia comunitária, junto do povo, fazendo também uma ação social e cidadã, é sem dúvida a polícia do futuro, mais eficiente e confiável, o povo quer ver ação… O cidadão além de tirar a Habilitação, ainda leva de brinde o benefício de passar a poder  ler e escrever…” Disse o Sargento Marcelo Coelho.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More