Com a chegada da CTPS (Carteira de
Trabalho e Previdência Social) informatizada a São Paulo, o documento
passa agora a abranger todos os Estados. O governo afirma que não é
necessário o trabalhador trocar pelo novo modelo a carteira antiga, que
continua valendo. Os trabalhadores que possuem o documento antigo podem
acessar o site da Caixa para acessar as informações trabalhistas pela
internet A expedição das carteiras começou este ano em Bauru e, até o
fim de 2012, chegará aos municípios de Andradina, Araraquara, Ribeirão
Preto, Araçatuba e Presidente Prudente.
Segundo o MTE (Ministério do Trabalho), a
principal diferença da nova carteira é a segurança, pois ela traz novos
mecanismos contra fraudes. Além da segurança, a informatização facilita
a identificação dos trabalhadores por meio de uma base única de
dados. A carteira é confeccionada em papel de segurança e traz plástico
autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à
identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que são
os dados mais visados por falsificadores. A carteira também permite a
consulta de todo o histórico do trabalhador, incluindo o saldo do Fundo
de Garantia por Tempo de Serviço, o direito ao abono salarial e o
seguro-desemprego. O documento conta com um código de barras para
consulta ao PIS em terminais externos.
Ela também é mais barata para o governo:
cada uma custa R$ 1,80, ante os R$ 2,40 da carteira anterior. Todas as
informações pessoais do trabalhador e sua fotografia são impressas na
carteira no momento da emissão, o que dificulta a falsificação e a
adulteração das carteiras para fins de recebimento ilícito de seguro
desemprego e outros benefícios. Antes, na carteira manual, as
informações eram preenchidas à mão, o que facilitava adulterações, como o
preenchimento de dados falsos sobre o dono da carteira. Segundo o
ministério, o objetivo é dificultar rasuras e evitar golpes contra o
seguro-desemprego, o fundo de garantia e os benefícios
previdenciários. Em caso de extravio do documento, o trabalhador poderá
pedir uma nova via em qualquer posto do Ministério do
Trabalho. Anualmente, são emitidas aproximadamente 6,5 milhões de
carteiras.



0 comentários:
Postar um comentário